Construir a casa dos sonhos ou reformar um ambiente especial é emocionante, mas também pode ser desafiador. Para que tudo saia como planejado no seu processo de construção, o segredo está na organização e no planejamento detalhado de cada etapa da obra.
Afinal, ela envolve questões burocráticas, como os alvarás, contrato com fornecedores, materiais para obra, projetos arquitetônicos etc. Quem construiu sabe que quando mal planejada, a obra pode trazer dor de cabeça para todos os envolvidos, seja o engenheiro, arquiteto ou até mesmo o proprietário. Então, para evitar esse problema, é fundamental entender a etapa e documentos.
Hoje existem novas alternativas para que o processo de construção seja mais tranquilo e menos estressante. O método turnkey chega como solução para otimizar a sua obra. Que tal conferir o artigo completo para descobrir?
5 passos antes iniciar o processo de construção
Existe uma ordem cronológica no processo de construção, tudo acontece em etapas e para que o projeto flua, é necessário atenção, especialmente durante a seleção de quais profissionais trabalharão com você.
Pensando nisso, antes de colocar a mão na massa e começar a sua obra, que tal entender o que você precisa saber antes de começar a construir?
Porém, nós entendemos que a rotina de muitos acaba sendo agitada. A falta de tempo gera preocupação e incerteza sobre o que está acontecendo no canteiro de obras.
Será que os pedreiros estão seguindo o projeto? Os materiais estão sendo usados corretamente?
São dúvidas que acabam surgindo e não para por aí! E o medo do orçamento estourar? Afinal, imprevistos podem acontecer. Mas, calma! Você não está sozinho! Saiba como se prevenir durante o processo de construção, veja abaixo:

1 – Planejamento da obra
Para investir em um imóvel é necessário se planejar. Antes de iniciar a obra, você deve escolher o terreno, contratar profissionais de referência no mercado, no caso, um engenheiro e um arquiteto.
2 – Definir orçamento
Agora que você já decidiu que está na hora de começar a investir no seu novo ninho, o próximo passo é definir um orçamento confortável que permita a implementação de todos os itens essenciais para o imóvel dos sonhos. Mas que ao mesmo tempo tenha folgas para imprevistos.
Se você já tem uma reserva guardada, calcule quanto dela pretende disponibilizar para o projeto; avalie quanto você poderá despender mês a mês para investir na construção e claro, tenha uma reserva para documentação e eventuais problemas.
3 – Projeto arquitetônico
Depois de se planejar, está na hora de participar do desenvolvimento do projeto arquitetônico, em que são inclusas informações como plantas, cortes e até mesmo o detalhamento do ambiente. Nessa etapa, sua opinião é importante para que o profissional entenda seu gosto.
4 – Aprovações do projeto
Depois disso, você acha que acabou? Bom, está na hora das aprovações que incluem desde alvará até licenças que a prefeitura exige antes de iniciar qualquer processo de construção.
5 – Execução da obra
É nesse momento que você vê tudo criando forma! Com o orçamento aprovado a obra finalmente pode começar! Aqui você vê a preparação do canteiro de obras, limpeza do terreno, fundação, alvenaria, acabamento e até mesmo o início do paisagismo.
Por fim, é a hora de realizar as vistorias e processos administrativos, que incluem desde testes das instalações, até a solicitação do habite-se e averbação da casa

Quais documentos são exigidos no processo de construção?
Ao longo de todo o processo, diversos documentos são exigidos, como:
- Projeto arquitetônico e projetos complementares;
- Alvará de construção e licenças;
- Anotação de Responsabilidade Técnica;
- Memorial descritivo da obra;
- Cronograma físico-financeiro;
- Contratos com fornecedores e prestadores de serviço.
É muita coisa, não é mesmo? Essa é a famosa burocracia que pode acabar desanimando qualquer um. Afinal, são muitos documentos e aprovações, sem contar os imprevistos que podem acontecer.
Além disso, a falta de tempo para acompanhar a obra, lidar com fornecedores e ainda garantir a qualidade dos materiais exige tempo e conhecimento técnico. Porém, hoje existem alternativas que podem facilitar esse processo de construção. Você já ouviu falar do método Turnkey? No próximo tópico, vamos explorar esse tema.
O seu processo de construção não precisa ser estressante
Hoje é possível iniciar um processo de construção através de alternativas que visam a praticidade. Você já ouviu falar do método Turnkey? Ele consiste em priorizar o seu tempo, ou seja, tenha acesso a obra após o seu término e com a chave na mão!
Isso permite o controle do orçamento, pois ele é definido no início do projeto, além do profissional ficar responsável pela seleção dos materiais que serão utilizados dentro de uma obra. E sabe qual é a melhor vantagem disso tudo? Você dedica o seu tempo no que realmente importa!
Entretanto, caso ainda sinta insegurança em não estar presente na obra, hoje em dia, é possível acompanhar todos os processos de construção de forma remota, dispensando a necessidade de estar no local.
Portanto, priorize empresas que trabalham com esse método, unindo o útil ao agradável. Se quiser continuar acompanhando conteúdos como esse, sugerimos que você acesse o nosso blog!
Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo! E não esqueça de acompanhas a Duas Moradas no Facebook e Instagram.