Juntou dinheiro e está prestes e investir no imóvel dos sonhos e ainda não decidiu entre construir ou reformar? A Duas Moradas preparou este artigo especialmente para você que está prestes a colocar mãos à obra.
Entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de projeto de construção e reforma. Afinal, existem opções mais vantajosas em relação a outras.
Portanto, algumas alternativas vão garantir maior custo-benefício de acordo com seus objetivos e expectativas em relação ao investimento.
Por isso, elencamos algumas variáveis para você considerar antes de escolher entre a construção ou a reforma de um imóvel.
Considere seu momento de vida antes de optar por construir ou reformar
Conforme mencionado, existem escolhas mais compatíveis com as oportunidades e seu momento de vida. Por isso, confira alguns fatores para se levar em consideração em relação ao seu estilo de vida, como:
Filhos
Se você ainda tem filhos pequenos, adolescentes ou pretende construir uma família, considere que espaço será fundamental.
Crianças e adolescentes precisam construir e estabelecer laços, por isso, se mudar para longe de onde eles já estão habituados pode gerar um estresse desnecessário.
E em casos como esses, é perfeitamente possível tornar os ambientes do imóvel atual mais amplos e funcionais com uma reforma bem feita.
Animais de estimação
E assim como os filhos, os animais são considerados membros da família para muitas pessoas.
Se o seu amigo de patas é um animal de grande porte, busque a alternativa que oferece mais oportunidade de espaço ao ar livre para o seu pet.
Mas pense também, que se você tem bichanos como parte da família, incluir telas nos espaços abertos será parte do investimento em uma construção, por exemplo.
Estilo de vida
Se você é alguém que viaja com frequência, tende a trabalhar ou ficar fora de casa até tarde, é interessante considerar a possibilidade de morar em um condomínio com portaria, por exemplo.
Também é importante colocar na balança, que se você pretende fazer uma construção, precisará passar por um processo de mudança de vizinhança, de escola das crianças e rotina.
Aposentadoria
Quando os filhos saem de casa e os cômodos passam a ficar sem propósito, mudanças podem ser muito bem-vindas para reaproveitar os espaços disponíveis, aumentando áreas comuns ou transformando quartos em espaços funcionais.
Assim, reformas no imóvel atual podem dar uma cara nova ao lar, tornando-o mais seguro, adaptado e funcional para quando chegar a velhice.
Investimento
Lembre-se que todo imóvel é um investimento, portanto cuidar, realizar reparos e reformas nunca é jogar dinheiro fora.
Afinal, mesmo que você não pretenda passar o resto da vida no atual imóvel, uma reforma representa a valorização do local e consequentemente, do seu investimento.
Identifique as oportunidades do mercado antes de construir ou reformar
Talvez esses fatores tenham te deixado ainda mais em dúvida, mas o fato é que: o melhor custo-benefício depende das oportunidades que você tem em mãos.
Por isso, converse com as imobiliárias da sua região e verifique se existem casas antigas com boa metragem e estrutura para investir.
Se tiver dinheiro na mão, você pode obter muita vantagem com locais abaixo do valor de mercado e proprietários com pressa para efetuar a venda.
Por isso, vá com calma e tenha pelo menos um profissional de construção para avaliar as condições do imóvel antes de fechar qualquer negócio.

Peculiaridades que você só garante ao construir ou reformar
Agora, se você está em busca de um design único, aqui vão algumas dicas para te ajudar na decisão.
Casas antigas podem ter um charme único e se as estruturas, instalações elétricas e encanamentos estiverem em bom estado, um arquiteto será capaz de preservar o charme característico do local e torná-lo confortável e único.
Ainda assim, se a estética antiga não lhe agradar, é plenamente possível conseguir um design contemporâneo em uma casa antiga por meio da reforma. Assim, você garante que cada cantinho fique do jeito que você sonhou.
Qual é mais burocrático: construir ou reformar?
Aqui no site da Duas Moradas já temos um artigo sobre a documentação necessária para realizar obras.
Isso porque, mesmo que você escolha reformar, se fizer alterações estruturais precisará de autorização do seu município. Mas, de maneira geral, a reforma de um imóvel que já é seu tende a ser mais simples em termos de documentação.
Afinal, para realizar uma construção, você precisará de alvará, escritura do terreno, certidão de IPTU, registro dos proprietários, memorial descritivo e projeto arquitetônico assinado por um responsável geral antes de sequer começar.
Assim como, se você pretende efetuar a compra de um terreno, precisará arcar com toda a documentação de compra e venda do imóvel.
Nesse sentido, você enfrentará bem menos burocracia ao optar pela reforma.

Tenha um especialista ao seu lado antes de construir ou reformar
Ter um profissional ao seu lado te ajudará muito a tomar a decisão certa e fazer o melhor investimento. Por isso, não hesite em contatar a Duas Moradas para te auxiliar durante todo o projeto.
Aqui, temos uma equipe especializada em reforma e preparada para correr atrás de toda a documentação necessária para o seu projeto.
Assim você fica despreocupado, pois cuidamos para que nada fuja do orçamento e ainda atenda às suas expectativas dentro dos padrões estabelecidos pelo município e boas práticas da construção civil.
E para mais insights sobre reforma e construção, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.