Economizou dinheiro e decidiu investir em um lar renovado para a família? Pode comemorar, mas não canta vitória cedo demais.
O processo de reforma residencial pode flutuar entre um sonho e um pesadelo. Afinal, cada mudança significa a compra de vários materiais, estudo de possibilidades, escolha de fornecedores e gestão dos trabalhadores.
Por isso, neste artigo as Duas Moradas decidiu listar 6 coisas para ficar atento na hora de reformar seu lar. Assim, você não perde dinheiro, economiza tempo e evita inconvenientes inesperados durante a obra.
1. Faça seu projeto de reforma residencial com um arquiteto
A função do arquiteto vai além de te ajudar nas escolhas estéticas da sua casa ou apartamento, esse profissional faz mais do que selecionar a cor do carpete ou almofadas.
Aliás, essas são as últimas das preocupações de um arquiteto ao fazer um projeto para o seu lar. Nesse sentido, quando sugerimos que você contrate o serviço de um profissional qualificado, estamos pensando em mais do que sua comodidade.
Na verdade, o papel de um arquiteto é pensar no melhor uso possível dos espaços para que:
- O fluxo de passagem seja agradável
- A iluminação seja adequada para cada ambiente
- As cores favoreçam os ambientes para que não pareçam apertados e, ainda assim, fiquem aconchegantes
- A instalação de interruptores e canos seja conveniente para os moradores
- O imóvel seja valorizado dentro do orçamento
2. Pense na longevidade da sua reforma residencial
Fazer uma reforma residencial significa despender de um valor significativo, por isso, este precisa ser um investimento de longo prazo.
Nesse sentido, mesmo que você queira evitar gastos extravagantes, não comprometa o resultado final do projeto com itens de má qualidade.
Se o orçamento estiver apertado, deixe para economizar em objetos e outros elementos fáceis de trocar depois, como roupas de cama, enfeites, almofadas e até móveis não planejados. Enquanto isso, busque investir primeiro nos pisos, azulejos e elementos estruturais de melhor qualidade e que mais te agradem.

3. Verifique se a documentação da reforma residencial está em dia
Por mais que a gente tente, não tem jeito de escapar da burocracia. Nós temos um artigo completo sobre o alvará de construção, mas vale lembrar que as reformas estruturais também precisam de alvará e até alteração da planta em alguns casos.
Por isso, confira se as benfeitorias que você pretende fazer requerem algum tipo de licença com a prefeitura do seu município. Pois ignorar a documentação desde o início da obra pode levar desde a interrupção legal da sua reforma, até problemas em uma eventual venda do imóvel.
Mas, se você não sabe por onde começar a dar entrada na documentação da sua reforma, lembre-se que existem profissionais que podem assumir essa responsabilidade por você. Esse é o caso das Duas Moradas.
4. Visite a reforma residencial com frequência
Ainda que você tenha os melhores fornecedores e trabalhadores colaborando para a reforma dos sonhos, erros de comunicação sempre acontecem. Além disso, ao ver seu lar tomando forma, você pode mudar de ideia sobre alguma coisa.
Por isso, verificar o andamento da reforma é absolutamente imprescindível pelo menos uma vez por semana ou mais.
Assim, você garante que tudo está nos conformes, evita atrasos, redireciona os colaboradores e melhora o resultado final do projeto.
E é claro, tenha um responsável técnico pela obra para garantir a segurança da edificação, dos trabalhadores e para se certificar de que as realizações técnicas estão corretas.

5. Tenha um orçamento realista para a reforma residencial
Sabemos que você quer obter um resultado impecável com o melhor custo-benefício, mas lembre-se de privilegiar a qualidade em relação a quantidade de benfeitorias.
Se o seu orçamento for apertado, considere reformar os cômodos mais críticos que mais precisam de reparos ou que recebem mais fluxo de pessoas primeiro.
Afinal, sua casa ou apartamento não vai sair de lá, você tem todo o tempo do mundo para reformar aos poucos.
Mas tenha em mente também que um profissional projetista terá as melhores ideias para otimizar seu orçamento para fazer a reforma sem extrapolar o valor determinado.
6. Escolha as Duas Moradas
Não vê a hora de colocar mãos à obra? Então vem com as Duas Moradas, somos um escritório chefiado por um arquiteto e um engenheiro especializados em reforma residencial.
Aqui, transformamos imóveis em lares de alto padrão, combinando conforto, aconchego com visuais contemporâneos. Você pode conferir alguns dos nossos projetos nas nossas redes sociais para se inspirar! Estamos no Instagram e no Facebook.
E se precisar de qualquer ajuda, não hesite em contatar as Duas Moradas.