A casa dos sonhos: um quintal espaçoso, cozinha planejada, quartos modernos, pé direito alto… Independentemente de sua definição de espaço perfeito, qualquer construção demanda um bom planejamento–isso, principalmente, para quem deseja evitar dores de cabeças.
Foi pensando nisso que a Duas Moradas preparou esse artigo completo, com quatro dicas essenciais de como construir com menos estresse possível, para que seu projeto se materialize da melhor forma, da fundação aos detalhes da decoração.
Quanto custa construir? Planejando o orçamento de construção.
É primordial calcular os gastos de qualquer projeto antes de colocá-lo em prática. Isso evitará frustrações futuras e, principalmente, acelerará o processo no geral.
A primeira dica é definir as exigências gerais de sua casa. Isso é, desde o formato – como, por exemplo, se será térrea ou um sobrado – até a quantidade de cômodos e o padrão geral da obra. Liste todos esses fatores e destaque o que é inegociável, e o que é flexível para alteração.
Juntamente à lista, procure saber o valor do metro quadrado da localidade de sua construção, que costuma variar de acordo com a cidade e o tamanho do projeto. É possível fazer isso com pesquisas rápidas em sites de buscas, e utilizando aplicativos de calculadora disponíveis na store de seu sistema operacional.
Dica: tome cuidado com ‘taxas invisíveis’, como o preço de impostos e da documentação em geral. É indicado que haja uma reserva emergencial, para o caso de gastos adicionais que não foram previamente calculados, ou que saíram do orçamento geral.
Projeto dos sonhos: criando o planejamento de construção com uma equipe competente.
Para que o projeto se materialize de forma eficiente e que sacie suas expectativas, a escolha de um bom time de planejamento e construção é um dos investimentos mais importantes e crucias de qualquer obra.
A segunda dica, e provavelmente a mais primordial, é o decreto de uma equipe competente e hábil para cuidar de seu projeto com a atenção necessária. Isso desde os detalhes estéticos da arquitetura, até o processo de construção em si. Busque um time que atenda às necessidades de seu plano, com a quantidade certa de pessoas e um formato de execução compatível.
Aqui, na Duas Moradas, prestamos assistência desde o projeto cru – arquitetônicos, 2D e 3D – até a construção propriamente dita. Também gerenciamos o planejamento, cumprindo a proposta com transparência e precisão honesta.

Acompanhamento da obra: como manter tudo sob controle.
O acompanhamento de uma obra pode ser, muitas vezes, estressante. Mas, quando as estratégias e o plano geral são bem calculados, a dor de cabeça diminui quase por inteiro.
A terceira dica sugere que, com a equipe de planejamento, todas as etapas sejam desenhadas individualmente – contendo a previsão de gastos e de concretização de cada passo do levantamento. Isso cessará parte do receio processual, e auxiliará na visão mais ampla do produto final.
Lembre-se de adicionar na lista todas as suas ideias principais de demanda, para que os contratados consigam estimar o tempo total de cada etapa, e, se necessário, sugerir alterações ou ideias parecidas. Essa comunicação clara tornará toda a construção em um grande ‘trabalho em equipe’, facilitando o processo geral em todos os quesitos.
Na Duas Moradas, é oferecido acesso a um aplicativo que permite ao proprietário acompanhar e gerenciar a obra mesmo à distância, mantendo-o alinhado a todas as demandas e meios de procedimentos postos em prática. Isso diminui as chances de falhas na comunicação, sustentando a transmissão clara – e, é claro, diminuindo a ansiedade do contratante.
Checklist final de planejamento: tudo pronto para morar?
Os passos finais são tão crucias quanto os de iniciação. Isso porque, erros na conclusão podem prejudicar meses de obra por inteiro. É necessário estar atento aos detalhes e às etapas de construção, se foram colocadas em prática conforme o planejado, e concluídas com base em uma revisão final atenciosa e competente.
O quarto – e último passo – é mais uma conclusão generalista para o andamento do projeto, o balanceamento e a revisão processual do percurso das coisas, antes de partir para a finalização.
Um dos pontos a serem revisados com precisão é a documentação geral do projeto, se estão conforme as normas impostas e se cumprem todos os requisitos. Aqui, a Duas Moradas também garante a parte de legalização, para que sua preocupação seja a menor possível.
Extra: é interessante, também, pensar em um serviço pós-obra, como a limpeza do espaço. Existem empresas especializadas em faxinas dessa magnitude, que entregam a casa limpa e asseada, pronta para a mudança, sem dores de cabeça.

Pensando em construir? Entre em contato com a Duas Moradas.
Seguindo todas essas dicas, as chances de um projeto malfeito são quase nulas. Afinal, uma construção bem planejada, é uma construção bem concluída. Aqui a Duas Moradas garante toda transparência e cuidado com cada planejamento orçado, sempre buscando entregar seu sonho da melhor forma possível.
Nos siga nas redes sociais, e entre e contato para um orçamento!