contato@duasmoradas.com.br          11 4612 0850

Arquiteto ou engenheiro: qual devo contratar para a minha obra?

por | 2 out, 2024

Preparamos este artigo com as dúvidas mais frequentes de quem está em obras. Assim, você pode resolver essa incógnita e escolher o profissional mais adequado para o seu projeto.

Talvez, na hora de começar a planejar uma obra para sua casa, você tenha caído na dúvida entre qual profissional escolher. Afinal, é inviável e não tem porque contratar os dois, né? Não caia nessa pegadinha, nós vamos desmistificar isso já, já…

Embora esses profissionais tenham serviços complementares e semelhantes, ambos têm responsabilidades e experiências diferentes.

Enquanto o arquiteto responsabiliza-se por criar um ambiente que se adeque às necessidades específicas da família, o engenheiro cuida das questões construtivas.

Ou seja, o arquiteto é o responsável por compreender o cotidiano dos moradores. Dessa forma, ele determina quais cômodos precisam de mais espaço ou onde os fluxos de água e interruptores fazem mais sentido, por exemplo.

Já o engenheiro dá conta de entender as condições da casa, da localização, do terreno e dos materiais. De modo a tornar todas essas variáveis compatíveis para que o projeto não sofra com problemas estruturais ou com desperdícios de material, uma vez que ele é o responsável pelas estimativas da construção.

Nesse sentido e com essas informações básicas em mente, entenda como escolher o profissional ideal para o seu projeto.

 

Como escolher o responsável legal pela obra?

Já explicamos em artigos anteriores aqui no blog da Duas Moradas, que certos tipos de obra precisam de alvará da prefeitura para acontecerem. Isso, não apenas para construção, pois algumas reformas que envolvam mudanças estruturais também precisam de regularização com o município.

Então, para emitir o documento regulatório de construção, é preciso eleger um responsável legal pela obra. Esse profissional é quem assinará o projeto e, na maioria das vezes, também será o responsável pela construção. Assim, ele dá seu nome certificando que o projeto respeita as normas de segurança e leis municipais.

O responsável por assinar o projeto pode ser tanto o arquiteto quanto o engenheiro. Porém, no caso de uma obra com mudanças ou construção da alvenaria estrutural, é recomendado que seja feito um projeto complementar estrutural. Esse documento deve ser desenvolvido por um engenheiro projetista que assinará o projeto como o responsável. O que acontece é que as leis variam de cidade para cidade e por isso, é preciso se informar sobre a regulamentação local.

Quem define as instalações, arquiteto ou engenheiro?

No caso das instalações, aqui vale uma curiosidade: embora pareçam detalhes construtivos voltados para engenharia, elas são melhor definidas pelos arquitetos. Isto é: encanamentos, saídas de água, pontos de luz, tomadas, pontos de ar-condicionado e outros, são instalações definidas pelo layout arquitetônico que, na maioria das vezes, são melhor pensadas pelos arquitetos.

No entanto, vale ressaltar que os engenheiros também estão habilitados para fazer essas escolhas no projeto. Mas, fato é que: o arquiteto, por formação, tem o olhar voltado para entender as dinâmicas dos habitantes da casa e tomar decisões baseadas no conforto e conveniência desses moradores.

Desse modo, o arquiteto é mais gabaritado para tornar a dinâmica dos espaços mais fluida e funcional de acordo com o fluxo de pessoas do local. E isso vale para qualquer tipo de ambiente.

 

É o arquiteto ou engenheiro, quem faz o acompanhamento da obra?

Assim que você estiver com seu projeto em mãos, prestes a começar a obra, certamente precisará de um profissional para acompanhar o andamento do seu sonho. Por isso, para que não se torne pesadelo, é preciso que o responsável técnico que elaborou o projeto esteja em sintonia com o responsável pela execução da obra.

A verdade é que ambos os profissionais têm expertises semelhantes, mas funções bem diferentes, tornando as responsabilidades de um, indissociáveis das tarefas do outro.

Por isso, tantos proprietários têm tanta dificuldade ao tentar concluir uma obra. Muitos, optam pela presença de apenas um dos profissionais e acabam sofrendo pela deficiência de certos conhecimentos que seriam complementados pelo outro. Ou, aqueles que optam por ter ambos, têm dificuldade em encontrar sinergia entre os profissionais para fazer a obra acontecer, permitindo que um passe por cima das decisões do outro.

Mas não desanime…

pessoa-usando-epi-aperta-uma-mao-de-arquiteto-ou-engenheiro

É possível ter ambos profissionais no seu projeto!

Existem empreiteiras que operam com arquitetos e engenheiros parceiros. Esse é o nosso caso aqui na Duas Moradas. Tendo em vista a importância da cooperação entre as duas áreas, juntamos o melhor das duas expertises.

Dessa forma, nosso modus operandi consiste em providenciar um projeto humanizado, que abrace as características únicas dos futuros moradores. Mas ainda assim, buscamos a otimização segura e funcional dos espaços. Assim, as obras são projetadas para ter conforto que respeita o custo-benefício.

Isso porque, as obras são calculadas de modo a otimizar os recursos, sem gerar desperdício de tempo, dinheiro ou material.

Nesse sentido, todo o processo de reforma ou construção é amparado tanto por um arquiteto, quanto por um engenheiro. Graças à expertise do mercado, sabemos os meios mais ágeis e convenientes de providenciar alvará, regulamentação, fazer o acompanhamento de obra etc.

Quer construir ou reformar fácil? Fale com a Duas Moradas!

Acompanhe nosso trabalho para receber as melhores dicas e informações para deixar seu cantinho aconchegante e com a sua cara. Estamos no Facebook e Instagram.

Estamos dedicados a transformar sonhos em realidade, com foco em transparência, flexibilidade nos prazos e um compromisso sólido em todas as etapas do processo.