contato@duasmoradas.com.br          11 4612 0850

Projeto de interiores: o que é, como funciona e quanto custa?

por | 5 nov, 2024

O projeto de interiores funciona como um guia de tudo o que precisa ser construído, incluído ou instalado na sua residência. É graças a ele, que podemos ter uma visão total da obra.

Desse modo, fica mais fácil saber qual será o orçamento necessário, e como ordenar as etapas de construção. Além é claro, de permitir que você faça escolhas mais conscientes. Assim, priorizando no orçamento o que faz mais sentido para você.

Por isso, neste artigo, a Duas Moradas separou tudo o que você precisa saber sobre esse guia de obras que será seu melhor amigo por um bom tempo!

O que é um projeto de interiores?

O projeto de interiores é um documento elaborado por um profissional de arquitetura, que se propõe a conter todas as informações sobre uma obra.

Desse modo, o planejamento deve considerar o espaço disponível, as preferências do proprietário, verba disponível para a obra, acabamentos e demais possibilidades técnicas.

Assim, o projetista responsável deve reunir as expectativas do proprietário em um projeto que faça sentido dentro do espaço disponível.

Isso, sem perder elementos fundamentais para o design, como: iluminação natural, fluxo de passagem e conveniência das instalações elétricas ou hidráulicas.

Para que serve um projeto de interiores?

Durante o desenvolvimento do projeto, serão pensados: layouts possíveis, acabamentos diversos, mobiliário e marcenaria de forma a antecipar a execução e o resultado final.

Além disso, o projeto de interiores também serve para que nada fuja do escopo ou do controle dos proprietários durante o desenvolvimento da obra, evitando ao máximo, possíveis prejuízos com indefinições, retrabalhos e desperdícios.

Assim, lembre-se que várias pessoas estarão envolvidas na construção do seu sonho: pintores, encanadores, eletricistas, construtores, mestre de obras etc. E todas elas precisam trabalhar pelo mesmo resultado, certo?

Por isso, o projeto serve como um mapa para guiar todos os trabalhadores envolvidos na sua obra para chegar no design pelo qual você pagou desde o princípio.

Como funciona o desenvolvimento de um projeto de interiores?

Assim como só você sabe a respeito da sua rotina, só o arquiteto sabe como colocar essas ideias em um projeto que pode ser entendido pelos demais trabalhadores da obra.

Nesse sentido, o desenvolvimento de um projeto de interiores passa por algumas etapas antes de ficar pronto.

1. Levantamento de informações

É o início de tudo, nesta etapa, o projetista precisa entender suas expectativas, gostos, necessidades e, até mesmo o que você não quer de jeito algum e pedirá referências de casas que você goste. O objetivo é definir o programa de necessidades, que será a base para a próxima etapa.

2. Estudo preliminar

Com as suas referências e os dados do local em mãos, o arquiteto pode começar a fazer um esboço do projeto, que chamamos de estudo preliminar.

Assim, algumas soluções e possibilidades serão apresentadas para você e é fundamental mostrar suas impressões neste momento. Pois é a etapa mais importante de todo o processo, afinal, é nela em que as escolhas principais são feitas: layout, cores, acabamentos, iluminação etc.

3. Anteprojeto

O anteprojeto contém apenas as informações essenciais para que o projetista possa alinhar a verba disponível para a obra e o planejamento com as expectativas do proprietário.

4. Projeto executivo

Assim, com o anteprojeto validado com o proprietário da obra, o arquiteto pode finalizar o projeto com todas as informações completas e necessárias para a obra.

Aqui, o nível de detalhamento cresce exponencialmente para que nada fuja do orçamento ou expectativas. Isto é, se o arquiteto for experiente, afinal, sabemos que muitas vezes as obras acabam extrapolando e muito o planejado.

5. Execução

Com o projeto executivo aprovado, já podemos colocar mãos à obra! Recomendamosque você contrate uma empresa especializada ou um profissional habilitado, seja engenheiro civil ou arquiteto.

Assim, você garante que o projeto será executado conforme o planejado, respeitando as normas técnicas e boas práticas da construção civil

arquiteto-digita-em-uma-calculadora

O que deve constar em um projeto de interiores?

Como explicado, o projeto de interiores deve ser um dossiê completo com as informações de tudo que é relevante para o bom desenvolvimento da obra, seja ela de construção ou reforma.

Por isso, além de dados estruturais, o projeto deve conter detalhes sobre decoração e instalações.

1. Layout

O layout é que determinará toda a organização dos demais elementos que virão no projeto. Determinar o design do espaço permite evitar que entradas e saídas sejam obstruídas, falta de luz, má circulação nos ambientes e afins.

2. Instalações hidráulicas

Lembra que falamos sobre entender a rotina dos moradores? É aqui que a importância dessa etapa começa a aparecer. Isso porque, as instalações devem obedecer à conveniência de quem mora na casa.

Assim, se em uma casa vive uma família que gosta de passar muito tempo nas áreas de lazer, ter uma saída de água perto da churrasqueira é uma boa pedida.

3. Projeto de iluminação

Determinadas áreas da casa pedem uma iluminação mais quente e acolhedora, como salas e quartos. Já cozinhas e banheiros precisam transparecer limpeza, por isso, a luz branca passa a ser importante nesses ambientes.

O que não impede dos designers e proprietários brincarem com essa lógica e criar iluminações alternativas que satisfaçam os moradores.

4. Pontos de tomada e dados

Esses pontos também precisam fazer sentido com a dinâmica da casa.

Esse tipo de planejamento deve ser feito junto com o design da casa e, é especialmente vantajoso para determinar pontos mais estratégicos para instalar luzes e tomadas.

Assim, é possível colocar tomadas e interruptores perto das camas, sofás, entradas e afins.

5. Paginação de pisos e revestimento

Os pisos dão mais que charme para o ambiente, quando bem escolhidos, o revestimento contribui muito para a estética que a casa transmite.

Assim, é possível determinar no projeto se você prefere um design mais contemporâneo, industrial, despojado ou sofisticado. E com isso, escolher cores e revestimentos compatíveis com as suas expectativas.

6. Projeto de mobília

Da mesma forma que os pisos dão o tom da casa, a escolha da mobília deve ser estratégica para otimizar os espaços.

Desse modo, mesmo em espaços apertados, o arquiteto pode criar um ambiente acolhedor, útil e com bom fluxo de movimento e organização.

Quanto custa um projeto de interiores?

Já se convenceu de que, o que falta para dar o pontapé inicial da sua obra é um projeto de interiores? Então, você já deve estar se preocupando com o quanto custa para fazer esse planejamento.

A verdade é que, o valor de um projeto de interiores pode variar de acordo com a metragem do espaço, complexidade do projeto, adicionais desejados pelo proprietário e tempo disponível.

Mas no geral, um projeto de interiores pode custar a partir de R$ 3.000,00, de acordo com a experiência e especialidade do arquiteto.

Acompanhe a Duas Moradas

Para mais dicas sobre como transformar seu investimento na casa dos sonhos, acompanhe a Duas Moradas.

Estamos sempre atualizando nossas redes com as informações mais relevantes para quem está no processo de construir ou reformar.

Estamos no Instagram, mas também temos outros artigos aqui no site que você também pode acompanhar.

Estamos dedicados a transformar sonhos em realidade, com foco em transparência, flexibilidade nos prazos e um compromisso sólido em todas as etapas do processo.